Longfield Biewer Terrier
For an English version, please move your mouse over each word of the menu. So, a new submenu will appear below.
História da raça Biewer Terrier
Indiana Jimmy, Loretta & Lalique
A raça teve sua origem na Alemanha, quando no início de 1984, nasceu em uma ninhada de Yorkshire Terrier, um filhote com características distintas dos demais. Os criadores, Sr, Werner Biewer e Sra Gertrude Biewer, até então criadores e expositores de cães da raça Yorkshire Terrier, ficaram surpresos ao verem um filhote tricolor (azul aço, dourado e branco).
Este filhote, chamado "Schneeflocken von Friedheck", era filho do casal "Darling Freidheck" and "Fru-fru Freidheck". A partir deste filhote, o Sr. e Sra. Biewer, iniciaram um programa de criação que visava fixar estas características distintas e após alguns anos de criação seletiva, foi estabelecido o primeiro padrão oficial para a raca, inicialmente denominada "Biewer Yorkshire Terrier a la Pom Pon".
Sr. Werner Biewer & Sra. Gertrude Biewer , os fundadores da raça Biewer Terrier
Logo, a raça despertou interesse e ganhou popularidade e novos criadores surgiram em todo o mundo, com o objetivo único de torná-la reconhecida pela maioria das entidades cinófilas. Atualmente, a raça ainda busca por mais reconhecimento, mas já existem diversos clubes especializados. Atualmente a raça esta amplamente difundida, sendo que existe uma concentração maior de criadores na Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América e Rússia.
Por se tratar de uma raça em desenvolvimento, é normal que receba denominações variadas, conforme a região, citando entre eles: Biewer, Biewer Terrier, Biewer Yorkie, Biewer Yorkshire e Biewer Yorkshire à la Pom Pon. O nome só será padronizado quando houver o reconhecimento da raça pela Fédération Cynologique Internationale (FCI), na Bélgica
A raça foi introduzida nos Estados Unidos da América em 2003 e o "Biewer Terrier Club of America" (BTCA), juntamente com o "Biewer Terrier Registry of America" (BTRA) estao realizando um trabalho sério, onde somente são aceitos para registro os cães com exames de DNA. Este procedimento visa proteger a
diversidade genética da raça, evitando que criadores nao éticos e inescrupulosos realizem acasalamentos do Biewer Terrier com outras raças.
*Text and images used with permission from Biewer Terrier Club of America (http://www.biewer-btca.com/biewerhistory.html)
Copyright © Longfield Biewer Terrier